Instagram             Facebook           ✉ petfarmaciaufms@gmail.com

Na primeira semana de aula e um outro dia agendado, o PET vai fazer uma caminhada com vocês. Para vocês irem conhecendo a UFMS e indo se familiarizando, já que o ensino hibrido está sendo implementado nesse período de pandemia.

Mas claro que vamos deixar nosso Manual completinho para vocês.

Nossa cidade universitária é bem grande, e nos da farmácia andamos quase todos os locais para ter aula, oh tristeza e aja perna para os desprovidos de condução… Mas normalmente ficamos concentrados no INQUI, no bloco 6, e no LAC.

• Biblioteca
    • É o pronto principal da faculdade, então se quer encontrar com alguém é lá. Onde também vamos nos encontrar para o tour no campus!
    • Pensa num local de mil e uma utilidades, desde pegar os livros emprestados, fazer reunião para trabalhos em grupos nas mesas ou nas salas, dormir no ar-condicionado depois do almoço, guardar os materiais no guarda-volumes, etc.
    • A biblioteca todo começo de ano, faz um treinamento online, que estão previstos para o dia 7 e 11 de março. Sempre é bom fazer para saber o passo a passo, para retirada dos livros e cadastros necessário, então não percam!

Precisa de um livro e não sabe onde pegar? Aqui! Temos a solução!

Agora, a UFMS permite que usuários que ainda não possuem a identidade estudantil utilizem seu sistema de empréstimo fazendo o Cadastro de Usuários.

Para preencher o Cadastro de Usuários é necessário realizar o Login na barra lateral com o Passaporte UFMS. Se você ainda não tem nós já ensinamos como fazer em outro artigo! Clique aqui <3

-> O site da UFMS tem um Tutorial de Cadastro no Sistema de Bibliotecas, clique aqui (https://bibliotecas.ufms.br/files/2021/06/Cadastro-de-usu%C3%A1rios-site.pdf) e aproveite!

Como funciona: o cadastro dos estudantes que possuem a Identidade Estudantil terá validade estendida até o término do curso de graduação ou pós-graduação. Os estudantes que não possuem a Identidade Estudantil devem renovar a cada 6 meses.

Assim, os livros emprestados deverão ser renovados a cada 15 dias, ou você sofrerá multa (que é o afastamento de novos empréstimos equivalentes ao período de atraso).

Caso não encontre o livro físico, ou prefira o digital, use o Catálogo Online – Pergamum (https://pergamum.ufms.br/pergamum/biblioteca/index.php) e desfrute de um universo ilimitado!

Vantagens: não possui limite de renovação ou multa por atraso, pode levar para onde for, sem peso excessivo ou risco de danos ao livro. Além de conseguir recortar aqueles trechos ou imagens para fazer aquele trabalho GIGANTE que sempre aparecem ou aquele resumo hiper completo!

NÃO ESQUEÇA! Solicite sua Identidade Estudantil por meio do aplicativo #SouUFMS.

Biblioteca Central: aberta ao público, sem agendamento.

Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, das 06h30min às 22h. Sábados das 07h às 12h.

• Bloco 6
    • Também conhecido como multiuso 2, ficando ao lado da biblioteca, aqui é onde a maioria das aulas teóricas vão se passar, infelizmente durante o horário de almoço fica fechado. Mas durante os horários das aulas da pra senta ou deitar nos bancos e passar um tempo por lá
  • LAC
    • O Laboratório de Analises Clínicas, nos primeiros semestres vocês não terão muito contato. Mas muitos professores tem sala lá, principalmente o nosso atual coordenador de curso o Professor Saulo, então é um bom local para saber onde fica, ou seja, na área das Pró-reitoras, atras do bloco de Odonto
  • LTF
    • Outro local que vocês não vão ter contato nos semestres iniciais, porém lá também fica as salas dos professores, como a Aline de Biocalculo e é onde fica a Salinha do PET (olha a gente aiii), então se você quiser ser um petiano é bom saber onde você ficará num futuro próximo! Ah e ele fica ao lado do LAC okay!
  • FAMED
    • É o bloco da medicina, que fica atrás da reitoria, tem a FAMED antiga e a nova, as vezes alguns professores agendam salas lá para dar prova, por conta da quantidade de alunos que tem na matéria. Então só damos uma passada por lá, mas sempre é bom quando estiver ali, aproveitar e deitar nos sofás
  • Unidade XII
    • Bloco da enfermagem e fisioterapia, mas é lá que todas as aulas praticas e teóricas de suporte básico de vida acontecem
  • INBIO
    • O famoso bloco da biologia, e você do 1º semestre vão ficar muito por ali, ele se localiza na parte de trás da biblioteca, ali fica os laboratórios de histologia, bioquímica, microbiologia, imunologia, entre outros.
  • RU
    • O restaurante universitário, por conta da pandemia ele ficou fechado. Mas com a volta das aulas presenciais, tem uma grande probabilidade de retornar seu funcionamento, e esperamos que mude a empresa, pois o RU é terceirizado. Normalmente para acadêmicos baixa renda o valor é de 2,50, alunos “mais favorecidos” 4,50 reais e o pessoal da pós, mestrado, doutorado ou de fora o valor é de 7,50.
  • Corredor Central
    • Pensa um ótimo local para ficar depois do almoço e colocar a conversa em dia, é um baita corredor com um monte de banco e mesas. É nele também que se encontra a DIAVE, os bancos, a editora da UFMS, como dá acesso aos blocos de letras, arquitetura, direito e engenharia
  • Quadras
    • Ficam de frente ao bloco de física e matemática, lá normalmente ocorre alguns treinos da atlética, principalmente o treino de vôlei. Mas se você for adepto a jogar as vezes, é bem provável achar alguns veteranos lá jogando com os outros cursos