Instagram             Facebook           ✉ petfarmaciaufms@gmail.com

As ações sociais são benéficas para todas as partes envolvidas, visto que os alunos e petianos a partir das mesmas, adquirem uma formação ainda mais enriquecida, orientada para a importância dos problemas sociais e com exercício da cidadania e solidariedade, além disso, reforça a importância da difusão do conhecimento científico adquirido à comunidade externa. A comunidade em estado de vulnerabilidade socioeconômica, por sua vez, é beneficiada com as doações e com o conhecimento advindo dos petianos, podendo também adquirir novas perspectivas em relação à saúde.

É urgente se pensar na construção de um mundo mais equitativo e melhor para todos, e esta tarefa tem relação direta com a educação. Segundo JULLIATO (2004) “A universidade, como agência social especializada em conhecimento e educação, mais do que qualquer outra é o espaço apropriado para pensar, discutir e fazer propostas” e complementarmente diz “ela promove a responsabilidade social enquanto educa seus alunos para a solidariedade”. Esta solidariedade pode ser vista também como uma forma de humanizar o próprio conhecimento.

Partindo dessa premissa, no ano de 2020, o PET FÁRMACIA se propôs a realizar uma ação social em prol de três organizações, a APAE, o CETREMI (Centro de Triagem e Encaminhamento do Migrante e População de Rua) e a Associação Pestalozzi (não vinculado até o momento a nenhum tipo de organização), para auxiliar na construção de uma ponte entre a realidade vivida por essas comunidades no atual contexto de pandemia e uma realidade melhor, através da atenuação de suas necessidades básicas pela doação de produtos de higiene/álcool gel/roupas e de informação sobre saúde no que se refere a utilização correta do álcool.

Essa atividade foi realizada através da doação de álcool em gel que foi confeccionado no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica – LTF da UFMS na forma de álcool 77% (v/v) e glicerinado a 80%(v/v). Foram beneficiadas pessoas atendidas pelas instituições APAE, Pestalozzi e CETREMI. A coleta das doações se deu no prédio do LTF e as devidas instruções de armazenamento e uso correto foram dadas.

Quantidade de álcool doado para cada instituição:

16/06/2020 – Pestalozzi: 30L de álcool etílico; 300L de álcool glicerinado

15/07/2020 – Federação das APAEs de MS: 30L de álcool etílico; 279,5L de álcool glicerinado

25/08/2020 – CETREMI: 20L de álcool etílico; 20L de álcool glicerinado

21/10/2020 – Pestalozzi: 125L álcool glicerinado; 300L de álcool etílico

30/10/2020 – CETREMI: 20L de álcool etílico; 20L de álcool glicerinado