Instagram             Facebook           ✉ petfarmaciaufms@gmail.com

O grupo Pet Farmácia foi instituído em 01 de setembro do ano de 2007, via Edital MEC nº 4/2007, Instrução de Serviço PREG/UFMS nº 89, de 10 de julho de 2007, sendo este o quarto grupo do Programa de Educação Tutorial da cidade de Campo Grande, no Estado de Mato Grosso do Sul, ligado à área da Saúde, buscando corrigir desigualdades sociais e regionais, combater a evasão e a retenção de acadêmicos, promover a inovação tecnológica e fortalecer o Curso de Farmácia da Cidade Universitária de Campo Grande-MS.

A implantação do grupo Pet Farmácia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul foi concebida para atender a demanda do Curso de Farmácia (primeiro Curso de graduação da UFMS sendo iniciado em 10 de março de 1964) na composição de um grupo de acadêmicos com perfil diferenciado voltado para o uso racional de medicamentos. O Pet Farmácia atua fortemente junto a comunidade interna e externa da UFMS os conceitos envolvidos no uso de medicamentos, entre eles os cuidados na administração, manutenção do tratamento farmacológico e no descarte adequado dos produtos residuais finais. Para isso, o grupo realiza diferentes estratégias para atingir a comunidade, como promove eventos/palestras/discussões em diferentes ambientes acadêmicos e comunitários, distribui material educativo, envolve nas ações escolas públicas para integração da UFMS com a comunidade e dispõe em mídias sociais informações relevantes para auxiliar a população na utilização correta de medicamentos.

O programa tem a capacidade de comportar até doze petianos bolsistas e seis petianos voluntários, todos selecionados por meio de edital de seleção específico, aberto a todos os estudantes do Curso de Farmácia a partir do terceiro semestre na Cidade Universitária de Campo Grande-MS.

No grupo PET Farmácia já passaram pelo programa 66 diferentes acadêmicos, entre bolsistas e não bolsistas, responsáveis pela realização de diversas ações de ensino, pesquisa, extensão e caráter coletivo assistencial. A Profa. Dra. Maria Tereza Ferreira Duenhas Monreal foi tutora do grupo Pet Farmácia entre 2007 e 2016. Atualmente o tutor do grupo é o Prof. Dr. Teófilo Fernando Mazon Cardoso.

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.